segunda-feira, 6 de novembro de 2017

o casamento de clarice e bataille - 2016



falar desse filme é difícil! tem que se ver!
de preferência com bastante tempo e disposição numa sala de exposição como o foi apresentado no centro cultural são paulo entre maio e agosto na mostra do programa de exposições 2017


















as palavras abaixo são das idealizadoras do projeto:

O casamento de Clarice e Bataille (2017 - 57 min), de Aline Dias e Julia Amaral. A produção foi realizada entre 2016 e 2017, por meio do Prêmio Catarinense de Artes Visuais do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a partir de roteiro premiado pelo Edital da Cinemateca Catarinense, com Ana Lucia Vilela (2012).

A proposta deste casamento fílmico vem sendo desenvolvida desde 2012, quando o roteiro foi desenvolvido e tem como ponto de partida o desejo de aproximação conceitual/ficcional entre os escritores Clarice Lispector e Georges Bataille. No filme, o casal constrói um espaço-tempo lento e introspectivo, imersos em gestos e ambientes domésticos.

Rejeitando uma estrutura narrativa convencional, os personagens habitam os mesmo espaços, mas não contracenam. Sem encontros, sem diálogos, o filme complexifica o termo que o intitula: o casamento, que aqui excede o contrato social, amoroso ou físico é pensado como experiência literária compartilhada (ou desejo de partilha de uma experiência insubordinável ao discurso).

prá mim participar dessa produção e da elaboração dos figurinos foi um presente,além de amar a clarice e de ter sido a primeira vez que participei da elaboração do figurino de personagens não ficcionais, quase todos os envolvidos nessa produção,(inclusive o elenco)são artistas visuais e amigos muito próximos e queridos.

apesar de não ter feito parte da equipe de "set" por uma escolha das diretoras que queriam a equipe o mais enxuta possível, tivemos uma longa e próxima interação durante a pesquisa dos personagens, a escolha das peças e as provas de figurino e acessórios e acabamos por criar o figurino a quatro mãos, (as duas diretoras a atriz e eu).



























Nenhum comentário:

Postar um comentário