terça-feira, 12 de maio de 2015

para meu leitor

há tempos venho planejando escrever esse post...na verdade entre todos os rascunhos de postagens que não consegui concluir estão pelo menos umas três com este mesmo título...

adoro blogs, desde que existem de uma forma um pouco mais atrativa visualmente. acompanho vários, não diariamente, mas quando entro, vou retrocedendo os dias prá não perder nenhuma postagem. 
quase todos esses blogs tem uma coisa em comum, seja um projeto com tempo marcado, tipo uma ação que dura um ano, seja aqueles com temáticas específicas como moda,casa,assuntos variados com um foco estético,arte,cinema, sustentabilidade,figurinos etc., todos eles tem uma periodicidade diária e eu sempre achei que isso os torna ainda mais interessantes e estimulantes para mim como leitora.
quando me propus a fazer esse blog,realizar postagens diárias era parte fundamental do projeto,mas que já nas primeiras semanas começou a degringolar. mesmo assim, achava que meu caderninho de anotações iria salvar a situação, ali eu esboçava com data e título as postagens que ía deixando prá trás para ir preenchendo nos próximos dias...e muitas vezes fiz e ainda faço mesmo isso...só que os dias vazios foram se acumulando sem eu ter conseguido dar conta,e eu vou ficando frustrada com isso...
sei que tenho alguns leitores e pelo menos um que é bem assíduo, e, exatamente ele, me questionou e me trouxe para a reflexão sobre a lógica meio torta que pareço estar empregando poraqui. ele se surpreendia cada vez que se deparava com uma postagem que brotava no meio de outras e que não estava lá da última vez que olhou. pior ainda quando passou a ser meu seguidor, pois agora a cada vez que corrijo, acrescento alguma coisa, boto um marcador em qualquer postagem antiga, ele recebe ela novamente por email e isso realmente me parece que pode ficar bem chato...
 sei o quanto vibro quando uma troca real acontece, alguém faz um comentário,uma crítica, dá alguma ideia, sugere uma postagem, etc., e me importa muito estabelecer essa relação, por mais tênue que ela seja, pois isso estimula, alimenta e faz a coisa mover, mas percebo que por mais que tenha o desejo aceso de seguir, não venho tendo disciplina suficiente para manter o ritmo a que me propus.
queria esclarecer ao leitor que chegar aqui, que  esse projeto, além de um blog é também uma performance, uma experiencia ainda bem aberta e despretensiosa que vai se construindo conforme o seu andamento. é muito possível que coisas apareçam, coisas mudem, se estendam, se encurtem, pois, ainda me sinto tateando tanto questões técnicas (como as ferramentas e possibilidades que ainda não domino) mas também o próprio formato disso que estou fazendo aqui.além disso, aviso aos possíveis navegantes, que pretendo ir preenchendo as datas que ficaram vazias lá atrás, mais ou menos como num álbum de figurinhas, e, chegar ao fim do ano com o calendário completo!
 quanto às postagens diárias ainda vou seguir insistindo...
sugestões, criticas, idéias e qualquer coisa que vier será muito bem vinda!
obrigada por tudo e até amanhã.

2 comentários:

  1. Eu acho que a gente se questiona como gostaria que algo fosse quando vamos fazer alguma coisa, se eu tivesse um blog eu não faria postagens diárias, pois da mesma forma não vejo os mesmos blogs diariamente e quando vejo os blogs que gosto dificilmente retrocedo até o último visto, às vezes isso acontece, mas somente com aqueles que as postagens são poucas e não diárias, porque para mim esta tarefa seria enfadanha. Acredito que tenha que ter uma assiduidade para fortalecer o vínculo com o leitor, mas também penso que devemos respeitar nosso ritmo e tempo pessoal...

    ResponderExcluir
  2. dridis!!! força no intento, se servir de incentivo, sento no computador vejo meus emails, face... e depois a figurinista!!! xD só pra ver o que ce anda aprontando na sua casita, ou o que tem te passado pela cachola =D
    =***'s

    *fácil não deve ser mesmo, nesse objetivo ideal, a não ser que vc conseguisse deixá-las prontas e programadas, tipo, pra semana.... as postagens mais antigas que aparecem do nada, se estiverem muito la atras acho que só veria se estivesse procurando por tópico =\

    ResponderExcluir