quinta-feira, 21 de maio de 2015

D.I.Y - espaguete com tomate


macarrão é algo de que entendo, é na verdade a minha especialidade e também a primeira comida, depois de brigadeiro, que aprendi a fazer na vida.
 o ano era 1993, morei em roma na casa de uma família que me adotou como sua, na verdade era au-pair e cuidava de um bebê lindo e incrível, o lucky bup, que foi meu primeiro amigo próximo bebê, que explorou junto comigo e com a mesma voracidade, as ruas encantadas e os personagens inusitados do centro histórico romano.mas isso é outra estória...
adriana, minha xará, era a dona da casa, jornalista e maravilhosa conhecedora dos segredos da cozinha italiana. foi ela que me ensinou muito da vida adulta, muito da vida de casa e muito mais ainda, me incentivou a seguir buscando meu sonho e se tornou uma grande amiga! foi com ela que aprendi a base de uma boa "pasta" e com as variações de ingredientes, criar, na minha opinião, os mais deliciosos e práticos pratos que existem!
e eis que nessa semana, recebi a missão para um novo job:
food stylist!!! sabem do que se trata?
sim, preparar pratos principalmente lindos, para brilharem em fotos ou filmes dos mais diferentes naipes.
o comercial da vez, é de macarrão, ou seja, ele será o protagonista!
a receita deverá ser, molho de tomate com manjericão, e esse foi a atividade que me envolveu hoje em grande parte do meu dia.
criar variações com os ingredientes: macarrão, tomate e manjericão.
antes pesquisei umas imagens de espaguete com tomates, no meu livro de receitas de macarrão das grosse pasta kochbuch, lançado no brasil como o livro essencial das massas:



e aí vão as imagens:




















depois,vieram os testes:
a receita deve ser simples e não muito elaborada para que possa ser resolvida no set, que normalmente não conta com muita estrutura.
 comprei várias possibilidades, pomodori pelati, por já ser semi-pronto e com uma coloração bem "vermelha", molho de tomate tradicional,que acabei não usando, extrato de tomate, para "pintar" e encorpar qualquer molho, tomatinho cereja, azeite, queijo parmesão e mudinhas de manjericão, porque só nas mudas as folhas são viçosas e perfeitas. 

 teste 1 - molho de  pomodori pelati em pedacinhos com manjericão




















teste 2 - tomates cereja com manjericão


























































teste 3 - molho de tomate tradicional com manjericão ou alecrim





















o dia foi muito curtido, pois estava lidando com algo que realmente adoro, e que acabou também sendo meu delicioso almoço.
a única coisa que realmente sinto como problemática numa experiência como essa, é o desperdício de alimentos que acontece, não aqui em casa, (onde todo mundo, mãe, filho,gata e cachorro comeram e comerão, por alguns dias ainda), mas no set. vai saber quantos takes serão necessários prá que a cena fique perfeita e, cada prato que vai, quando volta vai direto pro lixo, prá que seja montado um outro intacto.isso realmente me causa uma dor e me faz questionar essa ocupação, eticamente falando...
dessa vez sugeri que o prato que voltasse, já fosse sendo servido pro pessoal faminto da equipe, pois além de lindo posso garantir que gostoso também vai ficar.























Um comentário: