quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

musa 4 - gesolmina

gesolmina poderia ser o nome de uma pata tia dos gibis do walt disney, mas não é. 
ela é uma moça pobre que foi praticamente comprada de sua mãe pelo viúvo de sua irmã para substituí-la. o homem se chama zampano, e é um ogro bruta montes e artista de circo andarilho interpretado por nada menos do que anthony quenn!
o filme também é bem famoso: la strada de fellini que assisti novamente hoje pelo youtube. o filme é de 1954, e creio que pode ser considerado como um road movie neo realista.



gesolmina parte então para sua viagem vagando de cidade em cidade e apresentando sempre o mesmo numero. zampano que tem praticamente o dobro do seu tamanho, todo o tempo a trata terrivelmente mal,mas ao mesmo tempo mostra-lhe e ensina-lhe muito da vida de circo que a encanta e transforma. não vou contar mais nada para não tirar a graça de quem não viu.o figurino e também a direção de arte tem assinatura do próprio diretor,a miséria é explícita mas há momentos realmente mágicos onde já se pode vislumbrar o que viria no decorrer de sua carreira.









 mas, o que mais me chama a atenção no filme com certeza é a atuação de giulietta masina, que também era esposa de fellini,e uma das atrizes mais carismáticas e expressivas de todos os tempos.
 adoro essa personagem pela sutileza e pela simplicidade infantil que ela emana.







Nenhum comentário:

Postar um comentário