segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

férias às avessas

minha amiga Ila de São Paulo, viu meu blog e disse que sentiu falta da praia...



essa é a praia do moçambique,que é a minha praia! moro a dez minutos dela.a praia do moçambique e toda a área que a envolve se localiza dentro do parque estadual do rio vermelho e sendo um parque  florestal, a praia está assegurada contra a especulação imobiliária,a construção de barzinhos, restaurantes quiosques e afins e consequentemente à invasão de turistas, ou seja ela é e provavelmente permanecerá como um lugar de natureza selvagem. 
esse é o lugar onde quase que semanalmente recarrego minhas energias. toda vez que percorro o caminho da floresta de pinheiros (que um dia também mostrarei poraqui) e chego nesse lugar, é como se entrasse no meu lugar de poder (quem já leu castañeda ou entende um pouquinho de xamãnismo sabe do que eu estou falando). minha casa fica a 35km do centro de florianópolis o que de ônibus se traduz em quase uma hora e meia. não é fácil morar longe,acordamos todos os dias às cinco e pouco da manhã porque meu filho estuda numa área central da cidade,  e porque a maioria dos meus compromissos também estão no centro. o ir e vir semanal nos toma muito tempo e energia, mas, ter montanhas, florestas, praias,riachos, pássaros, lagartos, insetos e paisagens paradisíacas ao nosso alcance nos coloca dentro de uma dimensão que comunga com a natureza e nos faz sentir próximos ou parte dela. 
eu sou de são paulo, cresci na maior cidade do país e morei a maior parte da minha infância e adolescência em apartamentos. vir morar em floripa foi uma opção consciente minha e do meu ex-marido de criar nosso filho num lugar que na nossa concepção, era mais convidativo para o crescimento saudável de uma criança. mas não se enganem...meu filho hoje tem 15 anos, quase 16 e por escolha própria prefere mil vezes jogar seus jogos online a pegar a sua bike e fazer um passeio na praia(mas isso é outro assunto que certamente abordarei num futuro próximo!)
o que queria dizer, é que entendo completamente a falta que a ila sentiu da praia!para alguém que vive em são paulo, floripa é praia, férias é praia!e praia é recarregamento de energia e fuga do ritmo cotidiano alucinado de uma cidade que consome, consome, consome e consome e tem poucas opções de recargas naturais.
amanhã estamos saindo de férias e vamos prá ...
são paulo!!!
são paulo prá mim é principalmente família! a família mesmo, que é muito bom de encontrar  e também o sentimento de familiaridade.
 é estar num lugar onde os espaços, os cheiros, as pessoas que encontro, todo o meu entorno, o sotaque, o jeito tudo me é familiar...principalmente no fim do ano quando parece que todo mundo foge de são paulo prá algum lugar na natureza... e a natureza de são paulo, (tirando a 25 de março) se mostra prá mim numa dimensão mais palpável, mais humana e aconchegante e isso é muito reconfortante e também recarrega!   





Nenhum comentário:

Postar um comentário